top of page
Red Art Luz Laranja

Reality Show

Infográfico-moderno-BBB-blog-_1_.jpg

Fenômeno de audiência: o reality que se tornou febre nacional e revelou celebridades

 O Big Brother Brasil, que iniciou em 2002, jamais imaginou que se tornaria um fenômeno de reality show nesses últimos anos.

​

O programa foi propulsor e revelação de talentos que se tornaram grandes nomes da dramaturgia brasileira, como: Grazi Massafera e Juliana Alves. Muitas pessoas não ganharam o prêmio, mas tiveram oportunidade de despertar o talento e impulsionar as carreiras artísticas, o que lhes rendeu bons frutos.

 

Outras pessoas que foram revelação, são: Ana Clara, Vívian Amorim e Sabrina Sato. Elas se tornaram apresentadoras de programas e Kaysar Dadour, o estrangeiro da Síria que se tornou ator, e já fez novelas na Globo. Outros destaques recentes são Juliette e Gil (2021) que alcançaram o auge dos holofotes, e obtiveram conquistas como contratação na Globo, cachês milionários em comerciais e turnê de shows.

 

Se antes já era sucesso entre o povo brasileiro, de 2018 para cá o BBB tem se tornado fenômeno de audiência com o avanço das redes sociais, o palco de discussões do reality. 

 

Nesse ano, o BBB 22 alcançou uma audiência de 32 milhões de pessoas, que interagiram com os conteúdos nas redes sociais mais de 201 milhões de vezes entre 17 de janeiro e 18 de abril, segundo dados da Comscore.

 

Muitos participantes escolhidos fazem parte da capital do Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda assim, o interior de SP já foi representado diversas vezes no reality da emissora carioca. A cidade de Ribeirão Preto, por exemplo, já teve 5 participantes, nas edições de 2002, 2005, 2010, 2012 e 2019, sendo eles: Rodrigo Cowboy, Rogério Padovan, Cláudia Colucci, Fabiana Teixeira e Gabriela Hebling, respectivamente.

 

Em contrapartida, alguns estados não tiveram nenhuma representação, como o Amapá, Mato Grosso e Tocantins.

 

O público do reality sempre foi engajado, mas com a revolução da internet os índices têm aumentado cada vez mais. Em 2020, a disputa entre três participantes (Prior, Manu Gavassi e Mari) foi recorde de votação, atingindo 1,5 bilhões de votos. Dessa forma, esse episódio entrou para Guiness Book, o livro dos recordes.

bottom of page